O que você precisa saber para investir
na carreira de Engenheiro de Custos?
A Engenharia de Custos é uma área do conhecimento pouco conhecida e que tem um enorme potencial de aproveitamento no Brasil. O profissional de custos é de grande importância durante o desenvolvimento da obra já que participa de todas as etapas, promovendo o uso consciente de cada um dos elementos utilizados e fazendo o possível para não estourar limites de valores.
O que faz um engenheiro de custos?
Quer saber com mais detalhes com o que lida a Engenharia de Custos? Ela é o ramo das engenharias responsável por analisar e controlar os custos de uma obra. Ela inclui aspectos como a concepção do empreendimento, viabilidade técnico-econômica, análises, diagnósticos, prognósticos e tudo o que envolve estimar, planejar e projetar os números relativos às etapas de um empreendimento.
Além disso, a Engenharia de Custos está diretamente relacionada a diversas outras áreas, como a Gestão de Projetos, Gestão de Contratos, Planejamento, Licitação e Gestão Pública. Órgãos como o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) e o International Cost Engineering Council (ICEC), apoiam e orientam os interessados no ramo, oferecendo ensino de qualidade e certificações reconhecidas.
Quanto ganha um engenheiro de custos?
O especialista em Engenharia de Custos possui em mãos uma grande responsabilidade com relação ao orçamento real de uma obra. Esse orçamento demanda muita pesquisa e análises envolvendo custos diretos e indiretos que devem ser levados em consideração para que não exista um super ou subfaturamento da obra. Além disso, é uma profissão que demanda uma boa especialização na área, elevando o salário desse profissional.
A Tabela de Honorários para Engenheiros do IBEC norteia os valores de referência para a cobrança por projetos de acordo com tempo de experiência. Um Engenheiro de Custos Júnior ganha em média R$9.500,00 enquanto o Master pode ganhar em média R$28.700,00. Por isso, investir em uma especialização de referência é fundamental para o sucesso salarial desse profissional.
Objetivos do MBA em Engenharia de Custos - IBEC
O curso de MBA em Engenharia de Custos do IBEC conta com um corpo docente especializado e com longa carreira na área de custos no mercado de trabalho. A formação tem como objetivos:
• Transmitir aos profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia e afins, conhecimentos na área de custos.
• Elaboração de propostas de orçamento
para estudos, projetos, gerenciamento
de empreendimentos e de obras na área
de interesse.
• Planejamento e controle de empreendimentos de engenharia.
• Apresentar as modernas técnicas de gerenciamento de obras
• Elaboração de propostas técnicas e de habilitação.
• Proporcionar ao profissional conhecimentos gerenciais.
• Estimular a prática de inovação e criatividade do profissional de Custos.
Após o término do curso, o profissional estará capacitado a
trabalhar e desenvolver tarefas referentes à área de custos,
das mais simples às mais complexas.
O MBA em Engenharia de Custos do IBEC conta com um corpo docente altamente qualificado e experiente na área de Custos,
com atuação no mercado de trabalho e reconhecimento pelo International Cost Engineering Council (ICEC).
Todos os professores ministram aulas em todas as unidades cujo curso é disponibilizado, mantendo o IBEC como referência em qualidade e formação em qualquer lugar
do país.
O MBA em Engenharia de Custo destina-se a todos os profissionais que atuam ou desejam atuar na área de custos, especialmente engenheiros civis e de outras especialidades, arquitetos, geólogos e agrônomos.
Programa
O MBA em Engenharia de Custos conta com aulas expositivas sobre o assunto além de atividades obrigatórias como trabalhos em grupo, apresentação de seminários e palestras, além de atividades extras como vídeos e projeções que relevantes para o ensino do curso.
A formação conta com três módulos distintos essenciais para o ensino completo da Engenharia de Custos: Contratos e Custos e Gerenciamento como módulos comuns e Engenharia de Custos como módulo específico para o curso, totalizando a carga horária de 360h. Veja abaixo o programa!
Contratos e Custos
(módulo comum)
・Engenharia de Custos
・Licitações e Contratos
・Negociação
・Metodologia de Pesquisa
Gerenciamento
(módulo comum)
・Gerenciamento de Obras
・Planejamento e Controle de Obras I e II
・Gestão de contratos e pleitos
・Preço de Serviço de Engenharia e Arquitetura ・Informática Aplicada
Engenharia de Custos
(módulo específico para custos)
・Custos de Concessão
・Avaliação Econômica
・Estimativa de Custos
・Custos de Obras Especiais I
・Custos de Obras Especiais II
Gostaria de ter mais informações
sobre nosso programa?
Clique aqui para preencher o formulário e saber mais
Investimento
O IBEC conta com condições especiais de pagamento para parceiros e portadores do CREA!
Consulte nosso atendimento para saber mais e garanta sua matrícula.
APROVEITE O DESCONTO DE ATÉ 70%
FALE CONOSCO E SAIBA MAIS
O IBEC aceita como formas de pagamento:
Primeira parcela com Cartão de Crédito ou Boleto Bancário;
Demais parcelas apenas via Boleto Bancário.
Por que fazer um MBA em Engenharia de Custos?
O Engenheiro de Custos vem encontrando cada vez mais espaço no país devido ao reconhecimento da importância de um profissional de Custos atuando em novas obras. Essa formação ainda desenvolve no aluno capacidades gerenciais já que ele precisará compreender como gerir corretamente tudo o que diz respeito ao desenvolvimento de uma obra, de forma a evitar superfaturamentos e gastos excessivos. Investir em uma especialização relacionada à área é extremamente interessante, especialmente, se o profissional pretende planejar e participar de licitações. Para se especializar na área, é possível fazer cursos recomendados ou ofertados por entidades como o IBEC ou o ICEC (International Cost Engineering Council).
Vem conversar com a gente! O IBEC oferece aulas dinâmicas que engajam o aluno e propiciam uma formação de qualidade, além de contar com um corpo docente altamente capacitado e especializado na aula. É oferecido ainda um material didático completo e recursos multimídia para ensino e aplicação dos conceitos apresentados em laboratórios de última geração em conjunto com uma infraestrutura refinada e moderna.